A realidade virtual consiste em ambientes simulados através do computador, permitindo aos utilizadores interagir, visualizar e manipular objectos destes. Estes ambientes podem ser recriações a partir do ambiente real ou criações originais que existem apenas no ciberespaço. Os utilizadores, ao experimentarem uma situação de realidade virtual, podem senti-la como se fosse real, abstraindo-se da realidade.
A implementação de um sistema de realidade virtual requer a existência de um sistema multimédia interactivo bastante desenvolvido, com formação de gráficos 3D interactivos em tempo real, implicando a utilização de computadores com bastante capacidade. Por outro lado, quando se pretende a estimulação de outros sentidos para além da visão, é necessária a utilização de mais equipamentos, como luvas de dados (data-gloves) e auscultadores (headphones).
Estes ambientes virtuais são, actualmente, utilizados na maioria das áreas do conhecimento e das actividades humanas, como medicina, arquitectura, engenharia, educação, entretenimento e treino de actividades desportivas e profissionais. Permitem colocar o utilizador em contacto com novas situações, aprendendo de forma segura, económica e rápida e podendo contribuir para a melhoria do seu desempenho.
Na realidade virtual a imersão, a interacção e o envolvimento constituem os aspectos básicos necessários à sua implementação.
Glossário
Há 15 anos