Para o desenho de soluções interactivas no âmbito da realidade virtual é necessário envolver conhecimentos de diversas áreas, que permitam a modelação de objectos, a ligação de computadores em redes, a implementação de sistemas de processamento em tempo real e o desenvolvimento de programação orientada a objectos. Para tornar esta tarefa mais acessível e rápida, sem perder capacidades, foram criadas ferramentas, genericamente conhecidas por VR TooIKits, permitindo a criação de programas de realidade virtual. As ferramentas são essencialmente bibliotecas expansíveis com colecções de funções orientadas a objectos e às especificações da realidade virtual. Através da utilização das funções, o objecto simulado passa a pertencer a uma classe e a herdar os seus atributos por defeito.
Desta forma, podem ser simplificadas as tarefas de desenvolvimento de um programa complexo, uma vez que permite ao programador escrever e acrescentar módulos aos programas. Estas ferramentas permitem, na sua maioria, a importação de imagens a partir de programas como o AutoCad, a ligação de dispositivos periféricos específicos da realidade virtual e o trabalho com efeitos de iluminação, sombreamento e textura dos objectos, funcionando de forma independente do hardware.
Existem diversas ferramentas para a criação de soluções interactivas no âmbito da realidade virtual. O quadro 3 apresenta alguns exemplos destas ferramentas.
Glossário
Há 15 anos